quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Obras de arte renovadas no Congresso

A partir de agora, quem visita o Palácio do Congresso Nacional já pode apreciar o novo aspecto adquirido por algumas de suas importantes obras de arte. Dois painéis de Athos Bulcão e um de Di Cavalcanti foram restaurados pela Coordenação de Preservação de Bens Culturais - Cobec, do Centro de Documentação e Informação. Esta foi a primeira etapa do trabalho de revitalização de obras de arte da Casa, inserido nas comemorações dos 50 anos da Câmara dos Deputados em Brasília.

Ao adentrar o Salão Verde, o visitante verá uma pintura em óleo sobre tela, de Di Cavalcante, completamente higienizada. Antes, a obra, de 2,83 x 8,81 metros, apresentava resíduos de café, manchas e pichação. Já as obras de Athos Bulcão, dois painéis em madeira laqueada, localizadas no Salão Nobre e no Café do Plenário Ulysses Guimarães, tiveram seu suporte reconstituído, e as áreas danificadas foram pigmentadas.


É importante ressaltar que estas obras apresentavam desbotamento e manchas provocadas pela ação humana imprópria. Em entrevista à Revista da Casa, a chefe da Seção de Restauração, Juçara Farias, explicou que os danos são provocados pela falta de cuidado das pessoas: “Vamos trabalhar durante esse semestre na conscientização das pessoas que circulam por esses locais. Fizemos, inclusive, uma parceria com a Seção de Eventos para que eles ajudem a alertar as equipes de montagem e de sonorização para evitarem encostar nos painéis”, declarou ela à Revista da Casa.

O processo de revitalização das obras não vai parar. O painel de mármore e granito de Athos Bulcão, situado no Salão Negro, além das obras presentes no Senado Federal, também serão restaurados. O trabalho dever ser reiniciado em dezembro. Quem quiser mais informações sobre a revitalização das obras do Congresso Nacional, pode acessar a página dos 50 anos da Câmara em Brasília .









*fotos de Luiz Alves e Luiza de Marilac

Nenhum comentário:

Postar um comentário