
A Câmara dos Deputados inaugura, às 16h30 desta terça-feira (20), a exposição de fotos e pinturas do Grupo After School, da G Onze Associação para o Desnvolvimento da Arte e Cultura. As obras referem-se aos 50 anos da capital federal e traçam sua história da construção às cenas contemporâneas.
A coletiva reúne artistas plásticos consagrados e profissionais de renome da publicidade: Adriano de Aquino; Antonio H. Cabral; Antonio Peticov; Cláudio Tozzi; Gregorio Gruber; José R. Aguilar; Ivald Granato;José Zaragoza; Luiz Áquila; Luiz Baravelli; Mário Gruber; Tomoshige Kusuno; Zelio Alves Pinto.
Sob curadoria de Evandro Salles, o corredor de acesso ao plenário está repleto de fotografias inéditas do sueco Äke Borglund, que registrou as primeiras mudanças da paisagem onde foi levantada a capital.“Brasília 57: Uma saga do século XX” reúne 111 fotos que, para Salles, chamam a atenção pela humanização. "Essa coleção revela o que havia de mais humano nas pessoas que vieram trabalhar na construção de Brasília”, observa o curador. “O público poderá conhecer a divisão clara entre dois Brasis que havia naquela época: um agrário e outro que trabalhava em prol da industrialização rápida.”


Já a exposição “Brasília: cidade que inventamos" reúne quadros de Breno Rodrigues e Tarcísio Côrtes. Dois artistas com estilos e técnicas diferentes, mas que têm como inspiração as linhas arquitetônicas da Capital.
Breno Rodrigues é arquiteto e desenvolve uma série de obras relacionadas ao modernismo de Brasília, a partir da observação dos desenhos formados pelo movimento das sombras na fachada dos edifícios. Tarcísio Côrtes utiliza de materiais de construção, lixas, espaçadores e tapumes. O artista também usa o milenar origami para reproduzir as formas geométricas das obras de Athos Bulcão. Vale a pena conferir os trabalhos na Galeria do 10º andar do Anexo IV.
E, para finalizar, acontece a mostra "Brasília em cena", que reúne fotos de Dalton Camargo. O brasiliense atua como fotógrafo e iluminador em teatros da Capital. A exposição prestigia os profissionais do teatro, uma das expressões culturais mais sólidas de Brasília. Quem quiser conferir, deve se dirigir à Fotogaleria da Presidência da Câmara dos Deputados, no Edifício Principal.
*As entradas são gratuitas e irrestritas a todas as idades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário