Além da cantora, que teve seu trabalho conhecido e divulgado pelo site myspace, estiveram presentes a jovem atriz Clarice Falcão (que deu vida à personagem Mariana, em "A Favorita"), o sociólogo Sérgio Amadeu e o Deputado Paulo Teixeira (PT/SP). Clarice estuda audiovisual na PUC/RJ e venceu uma competição promovida pelo Festival de Sundance, EUA, com o curta-metragem "Laços" . Trata-se de um disputado espaço para divulgação de curtas no canal do festival no You Tube, chamado ProjectDirect.
A temática central do programa foi ampla e deu espaço para várias participações. Os alunos do Colégio Objetivo, Escola Parque 307/308 Sul e CED-02 do Cruzeiro soltaram o verbo. Levantaram tanto questões pessoais quanto questionamentos sobre internetês, discriminação, internet na escola, mal uso de mídias sociais, leis e educação à distância. Até os mais tímidos se envolveram com a verdadeira proposta ali apresentada: torná-los os verdadeiros condutores do programa.
Língua solta
Ao serem questionadas sobre o internetês, a linguagem nova que vem abreviando e modificando estruturas da língua portuguesa, Mallu Magalhães e Clarice Falcão foram unânimes: preferem não usá-lo, mas entendem que, no contexto célere da internet, a novidade é adequada. "Eu escolho com tanto cuidado e cautela as palavras, que, particularmente, não consigo usar [o internetês]", diz Mallu. "A língua portuguesa é uma das lindas do mundo, é um presente", completou Clarice.
O deputado Paulo Teixeira trouxe informações a respeito de estudos e projetos de leis que influenciam a sociedade no uso das redes. O alvará para funcionamento das lan houses, por exemplo, asseguram que elas não estejam perto de escolas. São cuidados que, em geral, tornam o lugar adequado a outras funções e que não se limite a uma simples sala de jogos. Tudo isso é pensado e atrelado à opiniões dos brasileiros.
No auge do debate sobre educação à distância, que partiu dos próprios estudantes, um exemplo de beneficiada por esse método deu sua opinião. Mallu vai à escola somente para tirar dúvidas e fazer provas. "É possível, mas eu acho que trabalho muito mais que os outros. Faço muitos exercícios mesmo", descontrai Mallu.
Para o sociólogo Sérgio, pode ser que dê certo, mas é preciso reestruturar esse método, inclusive, a começando pelo nome. "Já devemos mudar essa nomenclatura 'à distância', que está defasada. A rede aproxima, temos que pensar em uma forma mais moderna".
Balanço Final
Para o professor Sérgio Rodrigues, da Escola Parque, o programa foi uma oportunidade única para os alunos, já que nem todos estão sempre conectados ao mundo virtual. "Eles acabam se limitando ao próprio contexto da cidade em que vivem ou mesmo da escola", explica. A avaliação do estudante Lucas de Oliveira, da mesma escola, também é positiva. Ele destaca o YouTube entre os sites de que mais gosta. "Escuto muita música lá, acho super legal". Com relação às possibilidades que a internet traz, Lucas vê benefício na rapidez com que as notícias chegam. "Acontece alguma coisa do outro lado do mundo e você acessa a internet e fica sabendo das novidades", aponta.
Clarice deu seu parecer sobre a tarde ao Blog da Visitação: "Adorei ver essa salada mista de jovens, políticos e artistas. Estava todo mundo bem interessado". Disse, ainda, que já teve perfis em redes sociais, mas preferiu manter somente a conta do Facebook. Ela também gosta dos blogs, pelo fato de as pessoas poderem se expressar livremente, e fica atenta à repercussão de seu trabalho por meio da internet.
Assista, também, ao vídeo produzido por Luizão Senzala no dia da gravação do programa: http://www.youtube.com/watch?v=Wh-IpbulX_E
*************
O programa vai ao ar pela TV Câmara, pelos canais 14 (NET) e 17 (TV aberta) às sextas (19h), aos sábados (17h30) e aos domingos (22h). É uma parceria entre TV Câmara, Sesc, Unesco e Agência e Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e começou a ser produzido em 2003. Quem comanda o palco é a apresentadora Evelin Maciel, a direção fica por conta do Guilherme Bacalhao e a produção por Giulianno Baeta, sob coordenação de Cacau Diniz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário