"É uma experiência fantástica. Quando conheci de perto o funcionamento do Congresso, me senti cidadã", diz a estudante gaúcha de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), Dieniffer Perotto, 23.
Na última terça (25) , os participantes acompanharam uma palestra com o Relações Públicas da Câmara, Flávio Elias, que explicou como a Casa disponibiliza ferramentas para que o público participe ativamente dos processos legislativo e das atividades parlamentares.
Os veículos de comunicação institucional, como a TV Câmara, a Rádio Câmara e o Jornal da Câmara, foram citados pelo palestrante como mecanismos eficientes para a troca de ideias entre os cidadãos e os deputados. “Esses veículos têm a importante missão de traduzir o universo do legislativo para o cidadão comum”, afirmou.
Flávio Elias lembrou que o conteúdo de comunicação produzido pelos órgãos da Casa estão disponíveis na íntegra para serem baixados gratuitamente na página oficial da Câmara na Internet. Já a Agência Câmara de Notícias possui transmissão em tempo real . A difusão de redes sociais, a apresentação de enquetes e o bate-papo virtual também foram mencionados como facilitadores durante o contato entre os eleitores e os parlamentares.
“Gostei muito dessas iniciativas que visam aproximar o povo do processo legislativo. Acho muito interessante, por exemplo, o cidadão poder interferir numa lei que vai influenciar na vida de 180 milhões de brasileiros”, ressaltou o estudante de Administração da Unifor-MG, Thiago Pinheiro, 24. O jovem, que já se candidatou a vereador e vice-prefeito, mora em Formiga (MG) e é mais um dos participantes do Estágio-Visita.
A Câmara dos Deputados oferece o Programa Estágio-Visita de Curta Duração desde 2003. O Programa é administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). Cada deputado pode indicar, por ano, até 2 (dois) universitários.
“É muito emocionante. Estar participando do Estágio-Visita é como tocar a democracia”, comparou a estudante de Administração Pública da UNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas, Karolina Gonçalves, 19.
Para mais informações, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário