quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alunos do CESAS visitam exposição na Câmara

Cerca de 40 alunos do Centro de Estudos Supletivos Asa Sul (CESAS) estiveram no Congresso Nacional nesta terça-feira (10) para visitar a exposição comemorativa dos 50 anos da transferência do Parlamento: Brasília - A ideia de Uma Capital: a Legislação e o Debate Parlamentar – 1540-2010. A iniciativa é parceria entre a Câmara dos Deputados e a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e faz parte das comemorações do cinquentenário da inauguração de Brasília.

Os estudantes do Ensino Médio acompanharam explicações sobre os cinquenta anos do Poder Legislativo em Brasília, com destaque para o debate parlamentar envolvido na transferência da capital - a começar com a proposta de José Bonifácio de Andrada e Silva, em 1821, e terminando com a consolidação de Brasília na Constituinte de 1988. “Eu achei a exposição muito bacana. Vendo os móveis históricos aqui presentes, me lembrei da minha casa, onde também existem várias mobílias antigas guardadas pelo meu avô”, disse o estudante do 3º ano, Lafaete Lemos, 25. Ele ainda destacou a importância do evento como um estímulo ao interesse do cidadão: “Às vezes nós não nos interessamos pela história do país, por isso, é muito importante que haja ações como essa”.

Mesmo para os alunos que já conheciam o Congresso Nacional, a visita foi especial. “Eu já estive aqui duas vezes, mas achei a exposição muito legal. Entender como aconteceu a construção de Brasília foi super interessante”, disse a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Cícera Maria, 25.

As professoras do CESAS falaram da relevância de se transportar o conhecimento adquirido para dentro da sala de aula. “É uma forma diferente de aprendizado. Os alunos têm a oportunidade de sair de um ambiente escolar fechado e ter contato com outros materiais, como as peças artísticas da exposição”, afirmou a professora de Sociologia, Carla Andreia. Já Gislane Pereira, professora de História, disse que teve contato com informações que ela mesma não tinha conhecimento. “A exposição foi muito elucidativa. Os alunos adoraram e eu também aprendi”.

Após a visita, os alunos também fizeram um tour pelo Congresso, onde conheceram os Plenários da Câmara e do Senado. A exposição estará aberta para visitação até 22 de agosto, das 9 às 17 horas, no Salão Negro do Congresso Nacional.

2 comentários:

  1. Nesta quinta-feira (10/06) participei junto com o CESAS da visita à exposição "Brasília - A idéia de Uma Capital: a Legislação e o Debate Parlamentar – 1540-2010" que mostra a evolução do Estado, desde quando era Estados Unidos do Brasil até consolidar a Constituição Cidadã - CF/88. Além disso, expõe o caminho geográfico percorrido pela Capital da República Federativa do Brasil: Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ até materializar a norma constituinte que previa a transferência para o Planalto Central.
    Percebi uma atividade educativa que incentiva a curiosidade do cidadão de como se deu o desenvolvimento de Brasília.
    Sugere uma aproximação do indivíduo a Carta Magna, guardiã de direitos que garantem a dignidade da pessoa humana, e que é fundamental para o despertar de um Estado Democrático de Direito. Por isso é exemplar a iniciativa.
    Como única critica, vejo o limitado número de participantes, que poderia ser aumentado e abraçar uma maior porção da população.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Vinícius,
    Obrigada por participar da visita à exposição "Brasília - A idéia de Uma Capital: a Legislação e o Debate Parlamentar – 1549-2010". A exposição está aberta ao público até o dia 22 de agosto, todos os dias da semana, das 9h às 17h.

    ResponderExcluir