
A exposição funde a linguagem esportiva, por meio da expressão popular brasileira “futebol arte” à prática artística. As versões acerca do esporte mais popular do país são resultado de uma explosão de cores, formas e abstratismo.
Com criatividade, os artistas apresentaram modos diferentes de se observar um drible ou uma bicicleta. Jô Soares deu espaço, em sua obra, não para os jogadores em si, mas para um momento comum nas partidas: o show de cartões levantados pelos árbitros. Personalidades e locais importantes para o futebol brasileiro são homenageados. Rubens Gerchman (in memorian) traçou perfil de Grafite, atacante da seleção atual e, praticamente, fotografou em pinceladas Ronaldinho Gaúcho, o Estilingue. Já Gregório Gruber, paulista, retratou o Estádio Municipal do Pacaembú.
Escalação
Os catorze integrantes da Seleção Canarinho das Artes Plásticas, como se intitulam, são Antonio H. Cabral, Antonio Peticov, Cláudio Tozzi, Gregorio Gruber, Ivald Granato, Jô Soares, José R. Aguilar, José Zaragoza, Luiz Áquila, Luiz Baravelli, Roberto Magalhães, Tomoshige Kusuno, Zelio Alves Pinto e Rubens Gerchman.
O visitante também pode assistir à apresentação de slides com fotos das outras montagens da exposição, como a da Alemanha, em 2006. Além disso, algumas obras (as que possuem um selo azul) serão leiloadas e a verba será revertida para a Cruz Vermelha. A organização mundial, que visa proteger e socorrer vítimas de conflitos, atua em mais de 80 países, sendo 27 do continente africano. Interessados podem deixar seus lances em um formulário no local.
Turnê
A exposição passará ainda por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. No próximo ano, será exibida em Santiago do Chile, depois volta para o Brasil, agraciando Florianópolis. Até 2014, todas as 12 cidades que sediarão a Copa do Brasil terão a chance de prestigiá-la.
Exposição "Os Onze Futebol e Arte – África 2010 x Brasil 2014".
Abertura: terça-feira (8), às 18 horas.
Visitação: De 9 de junho a 15 de julho de 2010, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.
Local: Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Ed. Principal, entrada pelo estacionamento da Chapelaria.
Recomendado para todas as idades. Entrada Franca.
Realização: G-11
Apoio: Câmara dos Deputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário