sexta-feira, 28 de maio de 2010

Brasília, a ideia de uma capital: a legislação e o debate parlamentar, de 1549 a 2010

A cerimônia de abertura da exposição Brasília, a ideia de uma capital: a legislação e o debate parlamentar, de 1549 a 2010 foi realizada na última quarta (26), no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, do vice-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Massami Ueda, dos Deputados Federais Aldo Rebelo e Rodrigo Rollemberg e da neta do ex-presidente JK, Anna Christina Kubitschek.


A exposição é uma parceria entre a Câmara e a Fundação Armando Penteado (Faap) e faz parte das comemorações do cinquentenário da inauguração de Brasília e da transferência do Congresso Nacional para a nova Capital Federal. A exposição institucional sobre os cinquenta anos do Poder Legislativo em Brasília destaca o debate parlamentar envolvido na transferência da capital, a começar com a proposta parlamentar de José Bonifácio de Andrada e Silva, em 1821, e terminando com a consolidação de Brasília na Constituinte de 1988.

Na mostra são exibidas peças que mostram o processo histórico de escolha e consolidação da capital brasileira, de Salvador a Brasília, e destacam a importância do Parlamento na discussão e na elaboração de propostas sobre o tema. Serão exibidos documentos, objetos, desenhos, maquetes e projetos que mostram a idealização de uma nova capital para o Brasil.
Na última sexta-feira (28), um grupo de cerca de 100 estudantes de turismo da Escola Técnica Futura Tecnologia em Cursos (Águas Lindas) visitou a exposição. "O interessante são os objetos, porque nos retratam a história fielmente", diz o professor Raílton César. Segundo uma das mediadoras do evento, a historiadora Júlia Costa, esta é uma forma de levar o conhecimento para fora da sala sala. "A mostra está apresentando uma visão ampla da história de Brasília".

A exposição estará aberta para visitação do dia 27 de maio ao dia 22 de agosto, das 9 às 17 horas, no Salão Negro do Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário