
Um dos acordos estabeleceu que os presidentes dos dois países devem se reunir ao menos uma vez por ano e que o diálogo entre os ministros deve ser ampliado em todos os setores. Pontos urgentes ressaltados nos acordos são a implementação do sistema de saúde pública angolano, dos projetos de combate à anemia falciforme e a execução de programas de ensino superior e técnico. Do Congresso, os representantes angolanos seguiram para o Supremo Tribunal Federal.
Saiba mais sobre Angola
“Oh Pátria, nunca mais esqueceremosOs heróis do quatro de FevereiroOh Pátria, nós saudamos os teus filhosTombados pela nossa Independência”A Angola se tornou independente de Portugal em 1975. Os partidos políticos Movimento Popular de Libertação da Angola (MPLA) e a oposição, União Nacional para Independência Total da Angola (Unita), travaram guerra civil que durou 27 anos. A capital, Luanda, possui 2,7milhões de habitantes. Entre as etnias principais estão os ovimbundos, mbundos, bakonhos, que somam 75% da população. Os angolanos falam, oficialmente, português (30%dos habitantes). Por esse motivo, o país faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. À parte a herança da colonização, os dialetos nacionais umbundo e kinbundo ecoam.
Único presidente
Nascido em São Tomé e Príncipe, José Eduardo dos Santos é formado em engenharia, mas começou a carreira política ainda na adolescência, nos bairros suburbanos da capital Luanda. Reeleito em 2008, é o único que já ocupou a cadeira presidencial angolana e está no poder há 31 anos. Em setembro de 1992, o partido dele, o MPLA, obteve mais de 80% dos votos nas eleições, contra 10% da principal legenda de oposição, Unita. Os outros 10% dos votos foram compartilhados por siglas menores. Enquanto presidente do país, José Eduardo dos Santos também legisla e comanda as Forças Armadas Angolanas (FAA) e preside a MPLA.
Site Oficial da Angola: http://www.angola.gov.ao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário