quarta-feira, 30 de junho de 2010

Niemeyer e Athos: Dos traços históricos às cores da Câmara

O Salão Nobre da Câmara dos Deputados recebeu, nesta terça-feira, mais um evento em homenagem aos 50 anos da capital brasileira. Foram lançados o Guia de Obras de Oscar Niemeyer – Brasília 50 anos , e o Catálogo Athos Bulcão.

No Guia, a história da cidade é contada em português, inglês e espanhol por meio das obras do arquiteto. Os autores Andrey Schlee e Sylvia Ficher, professores de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB), elaboraram 50 verbetes diretamente relacionados com a presença de Niemeyer na capital. Cinco roteiros de visitação orientaram a organização dos verbetes: o da Esplanada dos Ministérios, o do Eixo Monumental, o do Plano Piloto, o da Universidade de Brasília e o de Brasília como um todo.

Já ideia de editar o Catálogo Athos Bulcão surgiu em 2008, ano do falecimento do artista. A publicação feita pelo arquiteto Maurício da Silva Matta contém fotografias, croquis e uma pequena explicação sobre todas as obras que Athos produziu para a Casa.

A parceria entre os mestres
Segundo Maurício Matta, Athos Bulcão fez obras para a Câmara a pedido de Niemeyer. Depois, a própria Casa passou a consultar o artista. Além ter criado obras que decoram ao espaço interno da Casa Legislativa, as cores dos prédios foram escolhidas por Athos.

Serviço
Guia de obras de Oscar Niemeyer - Brasília 50 anos
Catálogo de Obras de Athos Bulcão na Câmara dos Deputados
Coquetel de Lançamento
Terça-feira (29), 19h
Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Edifício Principal

Foto: Janine Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário