quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brincando para falar a sério

“Nunca vi um prédio tão bonito, e já ouvi dizer que ele é um dos mais importantes do Brasil”. Foi com esse olhar de fascínio que o menino Marcos, de 11 anos, definiu o Palácio do Congresso Nacional, na manhã desta quinta-feira. Talvez ele ainda não tivesse essa noção, mas Davi estava ali, juntamente com outras 40 crianças, para comemorar um marco legislativo criado bem antes de ele nascer: o Estatuto da Criança do Adolescente, o ECA, que completa 20 anos.

A Câmara dos Deputados resolveu marcar a data promovendo uma gincana no gramado em frente ao Congresso. Duas escolas de cidades satélites do Distrito Federal mandaram seus alunos para lembrar, por meio de uma competição animada, que o estatuto está aí para protegê-los.

Cinco totens representavam mazelas que ameaçam as crianças: os vilões da desnutrição, do trabalho infantil, do analfabetismo, da exploração sexual e da violência. Cada um dos monstros devia ser combatido com as leis, as políticas públicas e as atitudes que a sociedade deve adotar. As turmas trataram, então, de imobilizar os vilões com papéis autocolantes com textos do ECA. Contra o analfabetismo, educação de qualidade; para vencer a desnutrição, garantia de prato cheio; ante o mal da violência, a prevenção dentro de casa; e assim por diante.

Lorena, dez anos, era uma das alunas da turma que venceu a gincana: a que lutava contra o trabalho infantil. “Eu já tinha ouvido falar no ECA, mas não sabia que ele dizia pra gente não trabalhar. Ainda bem que eu estou na escola e não corro esse perigo”, comemorou. A turma vencedora levou para sua escola um jogo, um DVD e um livro para enriquecer sua biblioteca. Mas todos os participantes ganharam kits com publicações do Plenarinho, além de um lanche especial ao final da brincadeira.

Direito das crianças: dever dos adultos

Coincidência ou não, a gincana foi acompanhada por Isa Oliveira, secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, entidade voltada exatamente para combater essa prática. “Apesar dos 20 anos do ECA, infelizmente esses vilões ainda resistem e afligem a vida de meninos e meninas. A iniciativa da Câmara é louvável porque conscientiza e marca uma posição que deve ser adotada por todas as esferas de governo. É preciso comprometimento real de todos”, defendeu Isa.

O Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, organizou a gincana juntamente com a Coordenação de Relações Públicas. “ É muito importante não deixarmos de comemorar os 20 anos do ECA. É uma consolidação moderna dos direitos da criança no país”, observou Ana Claudia Lustosa, coordenadora do Plenarinho.

Para a diretora de Relações Públicas da casa, brincar e aprender são uma via de mão dupla no caso das crianças. “A brincadeira é a forma mais eficaz e descontraída de fazer a criança assimilar alguns princípios básicos da cidadania. É a melhor maneira de a criança receber e perceber o conhecimento cidadão. A gincana é uma competição que ensina a criança a se dedicar para vencer desafios e insere o elemento da participação pela integração”, ressaltou Cínthia Kriemler.

Para saber mais sobre o Plenarinho: http://www.plenarinho.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário