Entre os palestrantes, estavam o Oficial de Programas de Adolescentes do Unicef, Mário Volpi; a Secretária de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Raquel Trajber; a Coordenadora Pedagógica do Projeto ONDA, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Márcia Acioli; e o adolescente participante do Projeto ONDA, Pedro Couto. Já para falar em nome da Câmara dos Deputados, estavam Maria Alice, do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR); Frederico Almeida, da Coordenação de Relações Públicas (Corep); e Ana Cláudia, do Plenarinho.
Cada um dos representantes da Casa discorreu sobre um programa desenvolvido internamente cujo foco é a promoção da conscientização política da criança e do adolescente. Maria Alice apresentou o Estágio Visita de Curta Duração , desenvolvido pelo CEFOR. “É um programa muito bem avaliado em que universitários passam uma semana conhecendo a Câmara e refletindo sobre o próprio papel no processo democrático”, explicou. Almeida tratou do programa Parlamento Jovem Brasileiro , enquanto a Ana Cláudia expôs as ações do Plenarinho.
Em nome do Ministério da Educação, a secretaria Raquel Trajber falou sobre a Conferência Internacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, a ser realizada no Brasil ainda este ano. Márcia Acioli, do Inesc, apresentou o Projeto ONDA, que visa introduzir o tema dos direitos humanos e do orçamento público em escolas do Distrito Federal. “O nosso ponto de partida é provocar crianças e adolescentes a se verem como sujeito de direitos”, afirmou ela. Ao final do encontro, o chefe da delegação nepalesa elogiou bastante as iniciativas apresentadas, as quais, para ele, desenvolviam as capacidades das crianças e dos adolescentes. “Pretendemos levar ao Parlamento do Nepal as ideias expostas aqui”, concluiu.
Você conhece o Nepal?
O Nepal é um país montanhoso, situado entre a China e a Índia, na Cordilheira do Himalaia. Nele estão localizados oito dos dez maiores picos do mundo, incluindo o Monte Everest, o mais alto de todos, na fronteira com a China. É um dos dez países mais pobres do mundo, com mais da metade da população abaixo da linha da pobreza. Até 2008, o Nepal era o último reino hinduísta do mundo: em maio, a monarquia, que completava 240 anos de história, foi abolida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário