Cerca de 15 milhões de brasileiros idosos podem comemorar! A Câmara lançou um material para ajudar o público a conhecer seus direitos. A 2ª edição da cartilha Vida Longa e Cidadania traz os principais pontos do Estatuto do Idoso, criado pelo Congresso em 2003, em que estão definidos os requisitos e direitos necessários para que uma pessoa com mais de 60 anos tenha vida cada vez melhor.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes à longevidade comprovam que, a cada ano, aumenta a expectativa de vida no nosso país. No entanto, de que adiantaria viver mais sem condições de saúde, lazer, moradia, alimentação, cultura, transporte e trabalho? Neste caso, as 35 páginas coloridas e ilustradas da cartilha mostram ao idoso que, pelo menos na teoria, o Brasil reserva direitos que ajudam a amenizar os efeitos do tempo sobre ele. É preciso conhecê-los.
Exemplo made in Ásia
Na China a valorização ao idoso é exemplar. Em 1995, por exemplo, o governo criou um programa nacional que levou à criação de cerca de 30 mil áreas de recreação ao ar livre. Então, é cultural e comum observarmos idosos em atividade por lá. E, claro, vivendo muitos anos com boa saúde. O país, berço das artes marciais, prega que o envelhecimento é sinônimo de sabedoria e respeito. Na mesma linha cultural, o Japão possui um feriado em comemoração ao Dia de Respeito aos Idosos (Keiro no hi). Ações nossas como o lançamento da cartilha indicam que estamos amadurecendo ideias e abrindo os olhos para questões sociais importantes!
Clique aqui para ver a cartilha: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/3363/vida_longa_2ed.pdf?sequence=1
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário