sexta-feira, 9 de julho de 2010

Escola na Câmara estimula participação política

“Vocês acham que a política é importante?”, perguntou o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, André de Sá, em palestra realizada nesta sexta-feira (9/07) pelo programa Escola na Câmara. A resposta positiva veio dos alunos do ensino médio do Centro de Ensino Fundamental Irmã Regina, de Brazlândia, que visitaram o Congresso Nacional e conheceram o funcionamento do processo legislativo.

Sá explicou como os Três Poderes funcionam no país, qual a função do Congresso Nacional e como se dá o processo de votação dos projetos de lei. Ao expor a importância da política, o palestrante citou o texto “O Anafalbeto Político”, de Bertold Brecht, que critica o indivíduo alheio aos problemas que o cercam. O consultor esclareceu ainda como os alunos poderiam participar do processo legislativo e exercer a própria cidadania. “Os deputados levam em conta o posicionamento da população, afinal, somos nós que os elegemos”, lembrou.

Entre os 24 alunos que participaram desta edição do Escola na Câmara, quatro alunos acima dos 16 anos já retiraram o título de eleitor. É o caso do estudante Tomas dos Santos, 18: “Eu fiz o título por incentivo do meu pai. É um documento importante e uma forma de contribuir para a democracia”, afirmou ele. Camila Pereira, 17, também retirou seu título. “Mesmo tendo o título, ainda não estou muito animada para as próximas eleições. Acredito que, com o tempo, vou ficar mais interessada”, prevê.

O número de alunos com 16 anos que ainda não retiraram o título de eleitor é maior do que os já possuem o documento. São nove alunos que ainda não podem votar, mesmo tendo esse direito já garantido. A maioria afirma que completou a idade recentemente e não teve tempo hábil para tomar a iniciativa.

O Escola na Câmara tem o objetivo de estimular a consciência política desses alunos, fazendo com que eles queiram se engajar cada vez mais na tomada de decisões no Brasil. “Eu gosto muito do programa. Para esses alunos que possuem interesse, mas não tantos recursos, é uma ação que contribui para o crescimento e o amadurecimento político”, opinou a professora de português Nara Andreaza. Ela lembrou ainda a importância de trazer o ensino teórico da escola para o conhecimento da política na prática. “Discutimos em sala de aula como o uso do tempo verbal no documento do Ficha Limpa foi alvo de polêmica à época da aprovação do projeto, por exemplo”.

O programa Escola na Câmara é uma parceria entre a Coordenação de Relações Públicas (Corep) e o Núcleo de Formação para a Democracia do Centro de Formação Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), e é destinado a estudantes secundaristas de instituições de ensino público do DF e entorno.

*Foto de Leonardo Prado

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