sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasileira traz texanos ao Congresso

A brasiliense Rosa Meguerian Faria escolheu morar fora do país há sete anos. Desde então, trabalha na University of Texas at El Paso, no estado norte-americano mais próximo à América Latina. O Texas, que faz fronteira com o México, é o segundo maior estado do país e se diferencia historicamente dos outros.

Rosa, filha da nação canarinho, teve a oportunidade de, não somente conhecer o povo texano, mas ainda apresentar um pouquinho do seu país para os novos amigos.Nesta semana, a brasileira trouxe um grupo de estudantes de mestrado em Ciência Política da universidade na qual trabalha com o marido, que é professor, para fazer um tour pelo Congresso Nacional.

A cada dois anos, os coordenadores do curso organizam viagens internacionais para a turma. Passam pela Argentina, Bolívia, Peru , países da Europa e, claro, Brasil. É a primeira vez que Rosa os acompanha, e, para ela, a viagem foi duplamente satisfatória. “Aproveitei para matar saudade da família”, conta.

O grupo de americanos teve uma aula especial, ministrada em inglês, sobre o processo legislativo brasileiro. Durante a visita, o servidor Frederico Almeida apresentou os espaços, plenários e obras de arte da Casa. Curiosos, alguns tiraram dúvidas acerca do que aprendiam. Flashes dos equipamentos estrangeiros iluminaram o gabinete da Presidência. Poses e sorrisos foram enquadrados pela câmera do fotógrafo Luis Alves, que acompanhou o passeio. “Eles tem muito interesse pela nossa cultura, quererem entender como funcionam nossa política e economia. Isso é o mais gratificante para mim”, disse Rosa.

Esposa do professor e chefe do departamento, Janet Conary conta que é a segunda vez que vem com os estudantes. Há dois anos, ela fez a visita guiada pelo Congresso. No entanto, Janet deixa claro que gostou mais ainda desta edição. “Achei melhor desta vez, porque pudemos entrar nos plenários. Adorei a explicação, foi bem clara”, aponta.

*Foto de Luiz Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário