Rosa, filha da nação canarinho, teve a oportunidade de, não somente conhecer o povo texano, mas ainda apresentar um pouquinho do seu país para os novos amigos.Nesta semana, a brasileira trouxe um grupo de estudantes de mestrado em Ciência Política da universidade na qual trabalha com o marido, que é professor, para fazer um tour pelo Congresso Nacional.
A cada dois anos, os coordenadores do curso organizam viagens internacionais para a turma. Passam pela Argentina, Bolívia, Peru , países da Europa e, claro, Brasil. É a primeira vez que Rosa os acompanha, e, para ela, a viagem foi duplamente satisfatória. “Aproveitei para matar saudade da família”, conta.
O grupo de americanos teve uma aula especial, ministrada em inglês, sobre o processo legislativo brasileiro. Durante a visita, o servidor Frederico Almeida apresentou os espaços, plenários e obras de arte da Casa. Curiosos, alguns tiraram dúvidas acerca do que aprendiam. Flashes dos equipamentos estrangeiros iluminaram o gabinete da Presidência. Poses e sorrisos foram enquadrados pela câmera do fotógrafo Luis Alves, que acompanhou o passeio. “Eles tem muito interesse pela nossa cultura, quererem entender como funcionam nossa política e economia. Isso é o mais gratificante para mim”, disse Rosa.
Esposa do professor e chefe do departamento, Janet Conary conta que é a segunda vez que vem com os estudantes. Há dois anos, ela fez a visita guiada pelo Congresso. No entanto, Janet deixa claro que gostou mais ainda desta edição. “Achei melhor desta vez, porque pudemos entrar nos plenários. Adorei a explicação, foi bem clara”, aponta.*Foto de Luiz Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário