quinta-feira, 12 de agosto de 2010

De pau-de-arara para a Câmara

"João Bosco lança um livro de peso / com sentimento coeso...Homens, mulheres e meninos/ um pouco dos nordestinos, que correram pra cá...”. Os versos do repente nordestino enfeitou de música e poesia o Espaço do Servidor, na Câmara dos Deputados, para receber o lançamento do livro “Um Pau-de-Arara para Brasília”, do escritor cearense João Bosco Bezerra Bonfim.

No evento, a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana se apresentou acompanhada pelos violões, e improvisou a respeito da temática abordada pelo escritor. “Esse foi o jeito mais adequado que eu encontrei de lançar o livro, ou seja, fazendo essa cantoria nordestina para falar do pau-de-arara”, contou o autor.

A obra é uma narrativa em cordel que retrata a vinda de dois jovens namorados, migrantes nordestinos, que combinam de se encontrar no dia da inauguração da Capital. O meio de transporte utilizado é um legítimo pau de arara. Não por acaso, a menina se chama Brasília e o rapaz é o cordelista Assum Preto. Além da saga romântica, a obra também traz ilustrações de Alexandre Teles. As imagens em xilogravura buscam transmitir com fidelidade as mensagens dos versos e a dramaticidade das palavras.

O escritor
João Bosco é professor, bacharel em Letras (UnB), mestre em Lingüística (UnB); foi assessor pedagógico do Movimento de Educação de Base (MEB), professor de Literatura (Ensino Médio) e assessor Legislativo da Câmara Legislativa do DF. Nascido em 1961, no Ceará, o escritor mora em Brasília desde 1972, onde atuou como alfabetizador de adultos e professor de literatura na década de 1980. Hoje, na Casa dos Autores, trabalha com a formação de leitores, ministrando oficinas de poesia e da arte verbal do cordel.

Bosco já publicou diversas obras, entre elas "A fome que não Sai no Jornal", "Teoria do Beijo" e "Romance do Vaqueiro Voador", este último citado como uma dos 50 escritos sobre Brasília e transformado em filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário