quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ciência e arte na Câmara

Folhas, flores, peixes, tartarugas, mariposas, pássaros, frutas... os principais elementos que compõem o Cerrado agora podem ser vistos sob uma perspectiva diferente na III Exposição Nacional Científica. Apresentada até o dia 12 de agosto na Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Câmara dos Deputados, o evento é uma iniciativa da Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro.

São 65 telas pintadas em aquarela, lápis de cor aquarelável e grafite sobre papel digital. Os autores das obras são ilustradores experientes e também estudantes, ainda iniciantes na técnica. O objetivo da Exposição é divulgar a biodiversidade brasileira, tendo como foco a diversidade biológica do Cerrado.

Mas, afinal, o que é ilustração científica? É toda representação gráfica ou artística que visa divulgar conteúdos científicos, utilizando a precisão na informação visual, com base em critérios metodológicos reconhecidos pela ciência.

Histórico
Organizados em expedições científicas ou em projetos individuais , pode-se traçar um quadro cronológico razoável das iniciativas de representação do bioma Cerrado a partir dos registros dos naturalistas viajantes do século XIX. A exemplo das grandes exposições internacionais e nacionais, a Exposição Nacional de Ilustração Científica, em sua terceira edição, abriga tanto a ilustração científica, em sentido restrito, quanto a arte naturalista.

Os ilustradores
No Brasil desde 2006, os ilustradores científicos se mobilizam para divulgar a carreira. Já organizaram o I e o II Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica (Belo Horizonte, em 2006; e Curitiba, 2008). O movimento deu origem à União Nacional dos Ilustradores Científicos, uma associação ainda informal, uma reunião via web de profissionais.

Serviço:
III Exposição Nacional de Ilustração CientíficaVisitação: De 01 a 12 de agosto de 2010, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h30, na Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário