quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mil jovens visitam o Congresso Nacional


A Câmara recebeu mil jovens, com idades entre 12 e 17 anos, participantes do Congresso Nacional da Juventude Metodista 2010 (Juname). O evento, que este ano aconteceu em Brasília, devido aos 50 anos da capital, se estenderá até o próximo dia 25, domingo, e a visita ao Congresso Nacional é uma das atividades que compõem a programação. Os organizadores do evento fizeram questão de incluir a visita dos jovens à Casa do Legislativo com o objetivo de mostrar aos futuros eleitores como as leis surgem e, com isso, aumentar a consciência política de cada um.
De acordo com Djalma Lima, pastor do Rio de Janeiro, os jovens devem ter informações para votar de forma consciente. "É primordial que os juvenis entendam a importância deles como pessoa no contexto político, para que haja, de fato, representatividade no Senado e na Câmara. Não se deve votar apenas por votar. Cada um deles deve ser um cidadão convicto do que quer e não ser teleguiado", explica.
Para Andressa Silva da Cruz, 15 anos, e Adriane Roma da Silva, 14 anos, participantes do Rio Grande do Sul, a televisão e a internet mostram apenas o lado ruim da política. "Espero, com a visita, conhecer mais a fundo o que é a legislação brasileira", revela Andressa. Já Adriane deseja conhecer como a Casa funciona e tem curiosidade para entender a política. "Só ouvimos falar sobre corrupção, mas deve ter seu lado bom", diz.
Com percurso reduzido para a visitação, os jovens foram divididos em grupos de 50 e puderam conhecer o Salão Nobre da Câmara, o Salão Verde, o Salão Azul do Senado e os plenários de ambas as Casas. Cada grupo foi acompanhado por um guia da equipe de Visitação da Câmara ou do Senado, que fornecia, ao longo do trajeto, dados e informações sobre o cotidiano da Casa, o processo legislativo e as atividades políticas. O esforço conjunto das duas Casas foi fundamental para o bom planejamento e recepção dos visitantes.
Ao final da visita, Andressa avaliou sua experiência dentro da Câmara como muito boa. "A visita superou minhas expectativas. É diferente a gente ver ao vivo! Pude entender por que a enorme quantidade de pessoas envolvidas no processo legislativo e até por que os lugares são marcados. Gostei, também, das plaquinhas do teto dos plenários, nunca tinha visto!", destaca. Adriane concorda com a amiga e acrescenta: "Mudei minha maneira de olhar em quem vou votar; não basta apenas o deputado concordar ou discordar. Vi o que é a política", ressalta."

Fotos: Leonardo Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário