segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Congresso mais acessível

O Programa de Visitação do Congresso Nacional está comprometido em garantir a acessibilidade aos seus visitantes portadores de necessidades especiais, promovendo a inclusão social e a democratização da informação. Agora, o contato com as informações institucionais e legislativas está facilitado para os deficientes visuais que desejam conhecer melhor o trabalho dos parlamentares. A Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal está disponibilizando uma versão em Braile - sistema de leitura para deficientes visuais - das duas publicações utilizadas em seu programa de visitas, o livreto "O Senado Federal' e a cartilha infanto-juvenil "Eu Sen'adoro um passeio".

Estas publicações em Braile, editadas com o apoio do Serviço de Impressões em Braille, da Secretaria de Editoração e Publicações (a Gráfica do Senado), serão oferecidas para as pessoas com deficiência visual que participam da visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional. A ideia de produzir esses materiais em Braille surgiu de uma sugestão deixada por uma professora de crianças com deficiência visual no Palavra do Visitante, livro de manifestações dos visitantes atendidos pelo Programa Visite o Congresso.

A Câmara dos Deputados também se preocupa em implementar e promover ações integradas para proporcionar às pessoas com deficiência (servidores, parlamentares, visitantes, telespectadores e internautas) uma maior acessibilidade aos ambientes real e virtual da Casa e aos produtos e serviços por ela oferecidos. O Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados tem adotado diversas ações na Câmara para atender as necessidades das pessoas com deficiência. Em 2008, por exemplo, foi inaugurada a maquete tátil do Congresso Nacional, situada no Salão Verde. Além disso, a Câmara tem promovido desde 2004, palestras de motivação e cursos para conscientizar a comunidade.

Para saber mais sobre o Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, clique aqui:
http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/acessibilidade
Saiba mais sobre a acessibilidade na Câmara:
http://blogdavisitacao.blogspot.com/search?updated-max=2010-07-30T11%3A43%3A00-03%3A00&max-results=7
Para saber sobre outros livros em Braille editados pelo Senado Federal, clique aqui:
http://www.senado.gov.br/sf/senado/seep/asp/braille.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário