quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Congresso recebe "OAB" do Sudão

“Shukran” (muito obrigado em árabe) foi a palavra final dita por quatro sudaneses, após passagem pelo Congresso Nacional. Foi durante a visita oficial do Presidente da Sudan Lawyers Union (Ordem dos Advogados do Sudão), Sr. Abdul Rahman Ibrahim Al Khalifa à capital federal. Veio acompanhado de dois membros da delegação, de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Sr. Abd Elghani Anain Elkarim, embaixador extraordinário do Sudão em Brasília.

O objetivo da visita, além de conhecer o funcionamento da Casa Legislativa, foi assinar um protocolo de cooperação jurídica. A OAB brasileira já acompanhou, neste ano, representantes dos países africanos de língua portuguesa e, também, da República Dominicana. Durante a visita, a delegação se mostrou especialmente interessada em saber mais a respeito do funcionamento do nosso modelo de democracia. A disposição das bandeiras dos estados brasileiros no Salão Azul do Senado Federal, as campanhas sobre a coleta seletiva do lixo distribuídas pelo Congresso e os partidos políticos foram alvo de comentários dos ilustres visitantes.

Uma curiosidade comum a diferentes grupos de turistas não passou despercebida pelos sudaneses. O fato de as cúpulas dos plenários serem dispostas de modo diferente foi questionado. Oscar Niemeyer foi bastante citado durante a conversa. A arquitetura do Congresso, como um todo, foi muito elogiada pelo jurista Rahman, que concedeu entrevista ao Blog da Visitação. “A arquitetura é impressionante. Cada espaço carrega muita história, o que faz a atmosfera ser esplendorosa”, disse.

Mesmo sendo bicameral,a organização da República do Sudão se difere em muitos pontos da brasileira. Rahman explicou que o país possui duas espécies de câmaras. A maior e mais importante é o Conselho Nacional, que trata de assuntos referentes aos 25 estados, sendo dois representantes de cada mais dois observadores da Abyei, distrito alvo de muitos conflitos e que fica no coração do Sudão. O outro é o Conselho dos Estados, que trata de assuntos de menor relevância. O representante comentou, ainda, que uma peculiaridade do nosso Congresso que poderia ser aplicada lá é a separação dos espaços dos conselhos, como são a Câmara e o Senado. “Achei tudo bastante organizado, dividido”, afirma.

Outras curiosidades sobre o país:
O candidato ao parlamento sudanês deve ter 21 anos de idade
25% da Corte é formada por mulheres
O atual presidente é Omar Hassan Ahmed Al-Bashir. As últimas eleições foram em abril.
São, ao todo, 450 membros parlamentares nos Conselhos
Ficou sob domínio do Reino Unido, e se tornou autônomo em 1956
75% da população é muçulmana. Há minorias indígenas e cristãs.
O Nilo, maior rio do mundo, é fonte de energia elétrica e irrigação para as plantações de algodão
O território sudanês é rico em petróleo, gás natural e minerais e metais (como o ouro, crômio, prata, cobalto, urânio e zinco)
O estado Cartum, homônimo da capital sudanesa, possui população de mais ou menos 5,2 milhões de habitantes
Além do árabe, o inglês é língua oficial do país
Para saber mais sobre o Sudão: http://www2.mre.gov.br/deaf/daf_3/sudao2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário