sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Congresso recebe visita de presidente de Camarões pela primeira vez


Em 2010, a Câmara recebeu vários representantes de outros países. Algumas delegações vieram ao Brasil a convite do presidente Lula e incluíram a visita ao Parlamento Brasileiro em seus itinerários. Passaram por aqui os presidentes da Angola e da Síria. Agora, acordos bilaterais estão sendo selados entre Brasil e Camarões. É a primeira vez que a capital federal recebe uma visita oficial camaronense.

Os dois países já possuem acordos relacionados ao combate à malária - sério problema que o país africano enfrenta desde o século XV, época da chegada dos portugueses na região- e produção de algodão. Além de estreitar laços econômicos e políticos, o presidente camaronense Paul Biya participou, na quinta-feira, de solenidade de inauguração da nova Embaixada de Camarões em Brasília. O presidente Lula visitou o país em 2005.

As áreas de parceria firmadas hoje foram, principalmente, agricultura, pecuária e turismo. Além disso, o presidente Lula fez comentários a respeito do Fundo Monetário Internacional (FMI), que poderia reestruturar suas condições de empréstimo a países em desenvolvimento. O resultado econômico de acordos como esses é a transação financeira entre Brasil e Camarões, que saltou de 14 para 136 milhões de dólares, no período de 2002 a 2008. O presidente africano, por sua vez, defendeu o assento do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário